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CPA - Comissão Própria de Avaliação

O que é CPA?

A CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – é um órgão instituído pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – formado por diferentes membros, representantes dos vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil, responsável por implantar, organizar e articular o processo de Autoavaliação Institucional, nos termos da Lei Federal 10.861/2004.

Os instrumentos de autoavaliação desenvolvidos pela CPA, periodicamente, aplicados aos alunos, docentes, funcionários e gestores, constituem importantes ferramentas e subsídios para o planejamento acadêmico, com o objetivo de melhorar, sempre, a qualidade da formação do ensino superior, da produção do conhecimento e da extensão.

A análise dos dados colhidos nesses instrumentos oferece um diagnóstico da rotina universitária, dos pontos fortes e das eventuais fragilidades da instituição de tal forma que permita verificar o cumprimento da missão e das políticas institucionais, bem como os setores e áreas a merecer adequado investimento institucional, tomada de decisões, sinalizando os aspectos que requerem aprimoramentos contínuos da qualidade acadêmica.

Os resultados dos instrumentos avaliativos são divulgados na comunidade acadêmica e apresentados, obrigatoriamente, ao Ministério da Educação, por meio de relatórios anuais, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente. A autoavaliação é uma atividade que abrange todas as Instituições de Ensino Superior do país, e mostra-se como um imperativo ético e participativo, pois engloba variadas dimensões definidas pelo SINAES:

• Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional;
• Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação e a Extensão;
• Responsabilidade Social da Instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social;
• Comunicação com a sociedade;
• Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho;
• Organização e Gestão da Instituição;
• Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
• Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
• Políticas de atendimento aos estudantes;
• Sustentabilidade financeira.

Enfim, a CPA contribui para o desenvolvimento de processo de auto conhecimento, de autocritica, numa perspectiva construtiva, ética e dialógica.

Composição da CPA-FASC?

Representantes do corpo docente: Isaias da Silva Rosa; Rosana Lucas de Souza Carvallho.
Representantes do corpo técnico administrativo: Kamilla Gorito Fonseca; Julia Lelis Felício.
Representantes do corpo discente: Jorge Donizeti Alves; Felipe Avelar Queiroz.
Representantes da sociedade civil: Ricardo Guimarães Uhl; Iago Santos Aguiar.



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