FASC - Principal
Área do Aluno
Área do Professor
Fasc Interativa
Ouvidoria


Informativo DCE - fev 2021

O que é o DCE-FASC?

O DCE (Diretório Central dos Estudantes) é a entidade representativa de todos os estudantes. Ou seja, o DCE se propõe a ser um espaço sujeito a disputas democráticas no campo dos interesses da categoria dos estudantes. Isto significa que o DCE congrega vários Centros Acadêmicos (CA’s) e diferentes espaços de discussão e decisão. A diretoria do DCE é escolhida a cada dois anos por meio de eleições diretas entre todos os estudantes de graduação.

Deste modo, o Diretório Central dos Estudantes Santa Cecília, ou DCE-FASC, é a entidade máxima de representação dos discentes da Faculdade Santa Cecília – FASC, com todos os membros sociais externos à IES, bem como aos órgãos e conselhos internos. Nas suas especificidades, visa promover de maneira colaborativa com a IES, um ensino superior inclusivo e de qualidade, prezando em sua essência, pela representação sociopolítica, cultural e acadêmica.

Assim, dentre as funções básicas, está principalmente garantir o contato dos estudantes com os órgãos de representação geral. Discutir soluções para os problemas dos cursos (como falta de professores, mudanças curriculares, matérias mal planejadas), garantir que haja representação dos estudantes nos órgãos colegiados e departamentos, fazer a recepção de calouros, organizar confraternizações e fiscalizar a faculdade também são importantes funções de um Diretório Estudantil.

Pois bem. Em primeiro lugar, fazemos questão de dizer que somos estudantes normais, que vão às aulas, fazem pesquisas, vão bem ou mal nas provas e, além disto, nos dedicamos a atividades extracurriculares que, de uma forma ou de outra, têm algo a ver com o DCE.

Qual a função do DCE?

O Diretório Central dos Estudantes – DCE é a entidade que representa todos os estudantes da Universidade.

É através do DCE que o estudante pode garantir com mais força seus direitos, primar pela qualidade do ensino, por mensalidades justas e pelo respeito à classe estudantil.

O DCE também é espaço de luta pela consolidação da democracia e pela construção de uma sociedade mais crítica e consciente.

Quais são os principais objetivos do DCE?

Fazer com que o DCE seja uma entidade que defenda exclusivamente os interesses DOS ESTUDANTES e que não sirva de ferramenta para a ascensão de terceiros;

Lutar por propostas que visam melhorar o dia-a-dia dos estudantes desta universidade;

Criar uma política cultural efetiva que contemple as mais diversas manifestações artístico-culturais de nossa cidade, estado e país;

Fazer com que o DCE se torne um canal central de comunicação efetivo entre os alunos da universidade.




Centro Universitário Santa Cecília

Praça Barão do Rio Branco, 59 - Centro

Pindamonhangaba-SP

(12) 3642-6496/3642-6830